sexta-feira, 8 de junho de 2012

Em Dia Mundial dos Oceanos


Visita do Vaivém do Oceanário aos Açores.
Foto: Rita Gago da Câmara SIARAM

Tive a oportunidade de visitar o Vaivém do Oceanário deLisboa quando este esteve na Ilha de Santa Maria. Como não podia deixar de ser, para não ocupar tempo inútil aos técnicos do Oceanário, a minha visita foi integrada numa visita normal. Assim, tive a sorte de acompanhar os residentes no Retiro de Santa Maria Madalena de Vila do Porto. Fiquei muito impressionado pela energia com que aqueles cidadãos seniores participaram na visita e, pelo que me pareceu, se empenham na vida.
Ao meu lado sentou-se uma senhora que não estava nada contente com o facto da técnica do Oceanário insistir que os animais mais pequenos não deviam ser consumidos. Dizia ela, “mas são tão saborosos…” A contragosto, lá entrou no exercício que era proposto e identificou, de acordo com as medidas mínimas de captura, que animais deveriam ou não servir de repasto. Depois da explicação técnica, penso que ficou mais convencida e, quem sabe, mesmo com o entusiasmo suficiente para vir a utilizar a régua de medição que foi oferecida a cada um de nós.
A visita do Vaivém do Oceanário à Ilha de Santa Maria foi uma das mais de cem atividades que integraram o “Açores Entre Mares de 2012”. Este programa pretende dar uma visibilidade muito especial às atividades marinhas que se realizam entre o Dia Europeu do Mar (20 de Maio) e o DiaMundial dos Oceanos (8 de Junho), que se celebra hoje.
No caso particular daquele evento, o Vaivém do Oceanário veio até aos Açores porque os Jovens Naturalistas de Santa Maria, uma associação fundada pelo Sr. Dalberto Pombo, conseguiu cativar os responsáveis pelo Oceanário e os restantes parceiros necessários. Integraram a atividade no espírito do período Entre-Mares e foi um sucesso nas ilhas de Santa Maria e SãoMiguel.
Em cada ilha, de acordo com a necessidade ou com a apetência de cada uma, as atividades foram-se sucedendo num crescendo de empenho e de entusiasmo. No final, que hoje se regista, pensamos que o duplo objetivo foi cumprido: sensibilização e mobilização.  Sensibilização para o valor e delicadeza que o mar tem e mobilização para que zelemos ativamente pela sua salubridade e para que o utilizemos sustentavelmente.
Em Dia Mundial dos Oceanos, o meu desejo é que o espírito que tomou conta dos Açores enquanto Entre-Mares se celebrou se prolongue pelo resto do ano. Desta forma discreta, empenhada e consequente, em que as pessoas vão pensando no gigante azul que ali está ao lado como um ser sensível, fascinante, útil e gerador de atividades que podem dar lucro e, ao mesmo tempo, preencher-nos enquanto homens e aventureiros.
No nosso mar há muitos mais poemas por escrever do que aqueles que já sobre ele foram escritos e há muito mais regatas para partir do que aquelas que já terminaram. Esta abordagem serve para todas as temáticas marinhas e marítimas, desde a ciência à economia.
Que a postura participativa e dinâmica do Entre-Mares se estenda dos milhares de pessoas que participaram a todos os cidadãos açorianos. Haja imaginação e empenho e o Mar dos Açores ainda terá muitas surpresas para nos mostrar…
Governo, Autarquias, Associações Não-Governamentais, Autoridade Marítima, Escolas de todos os graus e tipos de ensino, assumiram numas atividades o papel de organizadores, noutras de colaboradores, noutras de apoiantes e noutras ainda de participantes. Foi, mais uma vez, um período enriquecedor e que nos deixa já cheios de saudades do ano que vem.

Sem comentários:

Enviar um comentário