segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Adiaspora.com

Por gentil convite do seu director, o Sr. José Ilídio Ferreira, participei como orador nas celebrações do VIII aniversário do Adiaspora.com. Este sítio internet tem-se imposto como um local de excelência para a divulgação de informações sobre a diáspora Lusa. Com particular ênfase nas comunidades canadianas e norte-americanas de origem açoriana, o sítio tentará nos próximos anos atingir novas comunidades. Nesse sentido, para além da abertura do próprio sítio, foi realizada uma enorme viagem promocional pela América central e do Sul. As inúmeras aventuras com que os participantes se cruzaram estão relatadas online, mas, o resultado final é que há agora cerca de 3500 visitantes diários que se aventuram pelo sítio. Dados os resultados, já está em preparação uma segunda mega viagem, agora, possivelmente, com uma expressão mais euro-asiática.

Não sendo uma panaceia para resolver todos os problemas das comunidades lusas, o Adiaspora.com dá um bom contributo para ajudar a “encurtar” a distância e a minorar a saudade.

Durante os dois dias de celebrações, que este ano decorreram em East Providence, nos Estados Unidos da América, pude constatar que, sem qualquer dúvida, dos mais puros açorianos que existem são os que estão emigrados. Muitos deles, sem qualquer outra razão para além do amor aos Açores, empenham-se em discussões metafísicas sobre aquelas ilhas que lá estão no meio do Atlântico. Seja através da RTP Açores, RTP Internacional, SIC Internacional, dos diferentes jornais locais ou através das notícias enviadas pela família, estão claramente informados e exigem contribuir para o debelar das mais diversas situações. Longe das conversas ficarem limitadas ao futebol ou ao cancenotista da moda, perguntam detalhes sobre as autarquias açorianas, desde os seus dirigentes até às obras feitas… ou por fazer. A comunidade com que interagi, desde New Bedford até East Providence, passando pela inevitável Fall River, fala dos Açores com uma paixão que raramente vejo no próprio arquipélago.

No próximo ano, o aniversário de Adiaspora.com regressará aos Açores, às Lajes do Pico, e depois partirá novamente para o estrangeiro, agora com uma paragem por terras inglesas. Como sabemos, os Açores e os açorianos não têm uma população evidente nesse país. Esse facto, obrigará a Adiaspora.com a emancipar-se dos Açores e a ganhar a expressão plural que a comunidade Lusa tem pelo mundo. Metendo-me a adivinhar, penso que faria sentido haver colaborações mais enérgicas da África do Sul, Timor-Leste, França, Macau e… Goa. Em todos esses locais há portugueses sejam eles cidadãos nacionais ou apenas apaixonados e, pelo que vi nos Estados Unidos, a portugalidade de Portugal está longe de estar limitada ao rectângulo e ilhas adjacentes. Portugal, nunca pensei escrever isto com verdadeiro orgulho, tem o tamanho do mundo!

Sem comentários:

Enviar um comentário